terça-feira, 24 de julho de 2012

Dicas


Um belo texto pra gente acordar pra vida e parar de se iludir com homem...

Ei, eu conheço esse cara com quem você está saindo!
É, conheço mesmo. É aquele cara que está muito cansado por conta do trabalho, muito estressado com o projeto ao qual está se dedicando no momento. Acabou de sair de uma separação horrível, e está abaladíssimo. O divórcio dos pais deixou cicatrizes profundas, e ele agora sente dificuldade em confiar nas mulheres. Nesse momento, ele precisa se concentrar na carreira. Não pode se comprometer com ninguém até arrumar a vida dele. Acabou de comprar um apartamento novo, e a mudança toma todo o seu tempo. Assim que tudo se acalmar, ele vai largar a mulher, a namorada, a porcaria do emprego. Meu Deus, ele é tão complicado!
Esse homem é todo formado por essas desculpas. E, na hora que você parar de inventar desculpas para esse cara, ele desaparecerá completamente da sua vida. E será que existem homens assim tão ocupados, ou que passaram por algo tão horrível que os impeça de se envolver com alguém? Sim, eles existem, mas são tão poucos que deviam ser considerados lendas urbanas. Pois, como já foi dito, os homens preferem ser atropelados por elefantes pegando fogo do que dizer que simplesmente não estão a fim de você. Foi por isso que escrevemos este livro. Queríamos tirar as desculpas de dentro do armário, por assim dizer, para serem vistas exatamente como são: desculpas esfarrapadas.
As pessoas se sentem inspiradas a fazer coisas extraordinárias para encontrar e permanecer ao lado do ser amado. Fazem grandes filmes sobre isso, e todo relacionamento que você admira explode com uma grandeza que é o que você realmente deseja na sua vida. E quanto mais você se valoriza, maior a chance de conseguir algo parecido. Por isso, leia essas desculpas, dê boas risadas e depois… esqueça todas elas. Você merece.

Ah, claro, eles dizem que estão muito ocupados. Que não tiveram nem um segundo livre, naquele dia caótico, para pôr a mão no telefone. Que foi uma doideira completa. Tudo mentira. Com o advento dos telefones celulares e do botão de redial, é praticamente impossível alguém não conseguir telefonar. Às vezes, dou telefonemas até do bolso da minha calça, sem querer. Podemos tentar fazer você pensar que somos diferentes, mas nós, homens, somos iguaizinhos a vocês, mulheres. Gostamos de fazer um intervalo no nosso dia, em geral sem graça, para conversar com alguém de quem gostamos. Ficamos felizes com isso. E gostamos de ficar felizes. Exatamente como vocês. Se eu estivesse a fim de você, falar contigo seria uma bênção nesse meu dia infernal. E exatamente nesse dia, eu nunca estaria ocupado demais para ligar para você.

A partir deste momento, agora mesmo, enquanto você está lendo isso, faça esse juramento solene a respeito dos seus futuros relacionamentos românticos: nada de indefinição, nada de zonas nebulosas, nada não identificado e nada de omissão. E, se der, procure conhecer os caras o melhor possível, antes de se deitar com eles.

Quando o cara está a fim de você, ele demonstra isso. Ele telefona, aparece, quer conhecer seus amigos, não consegue manter os olhos e as mãos longe de você e, quando chega a hora do sexo, fica mais que satisfeito de fazer esse favor. Não importa se ele começa seu novo emprego de presidente dos Estados Unidos na manhã seguinte, às quatro (isto é, quatro da manhã, senhoras!). Ele vai subir até o seu apartamento, sim!

Resolver voltar com alguém é uma decisão complicada e difícil. Apenas lembre que a pessoa para quem você está voltando é a mesma que, pouco tempo antes, olhou bem para o seu lindo rosto, avaliou você inteira, e todas as suas qualidades, e disse que não precisava mais da sua companhia. Se alienígenas não abduziram recentemente o seu amado e trocaram o cérebro dele pelo cérebro de um cara que está realmente a fim de você, por favor leve em consideração a opção de que o safado talvez tenha apenas se sentido meio solitário.

Todos nós queremos ser amados e queridos, especialmente pela pessoa que acabou de terminar tudo conosco. Eu compreendo. O que poderia ser melhor do que ouvir do homem que acabou de dizer que não quer mais você a triste e suplicante declaração “Estou com muita saudade”, ao telefone? É gostoso. É excitante. Irresistível. Mas, você precisa resistir. Se ele não está telefonando para dizer que alugou um reboque para pegar todas as suas coisas e levar de volta para a casa dele, então considere-se apenas um simpático travesseiro macio que serve para amortecer a sensação de solidão e perda que ele ainda não está completamente preparado para enfrentar sozinho.

Um homem que quer fazer o relacionamento dar certo move montanhas para ficar com a mulher que ama. Se ele não está ligando para dizer que a ama e que a quer de volta, só poderia ser porque pretende aparecer na sua nova residência e dizer isso pessoalmente. Se não está tentando seduzi-la, convidando-a para sair, mandando flores e poesias, então é porque está envolvido demais com os exercícios do aconselhamento de casais e tem como prioridade voltar para os trilhos. Se não está fazendo nada disso, pode até amar você, pode sentir sua falta, mas a verdade é que simplesmente não está a fim de você. Pare de atender as ligações dele e deixe que descubra direitinho como é viver sem a sua companhia.
Não se sinta lisonjeada porque ele tem saudade de você. Ele devia mesmo sentir saudade. Você faz uma falta enorme. No entanto, ele continua sendo a mesma pessoa que acabou de terminar tudo com você. Lembre que ele só pode mesmo sentir sua falta, porque a cada dia que passa ele decide, com firmeza, viver sem você.

Sim, você pode mandar um e-mail, se quiser dar a ele a oportunidade de rejeitá-la mais uma vez. Não há nada pior do que não receber resposta, nos negócios, nas amizades e especialmente nos relacionamentos românticos. Mas a má notícia é que a sua resposta é não haver respostas. Ele pode não ter escrito um bilhete de despedida, mas o silêncio dele é um “adeus” ensurdecedor. O único motivo para escrever para ele de novo é dar-lhe uma chance de dizer isso mais alto ainda, com palavras.

Você escolheu um limão azedo. Jogue-o fora. Você está superestimando a limonada.

Ele sabe que você está bolada. Ele é um completo babaca, não um idiota. Planejou tudo na cabeça dele. Foi por isso que simplesmente desapareceu. O que ele não sabe é com que rapidez você vai superar os efeitos do mau comportamento dele. Você vai demonstrar isso nunca mais falando com ele, nem com os amigos dele.
E ele não está escapando impune de nada. Para todo canto que for, continuará sendo o mesmo babaca.
A curto prazo, pode ser uma boa sensação telefonar e gritar com ele. Mas, a longo prazo, você vai acabar desejando não ter-lhe dado essa satisfação de ter arruinado sua vida. Ou o seu dia. Deixe que outra pessoa gaste esse tipo de energia com ele. Pode parecer que você está deixando o cara “escapar impune”. Mas, confie em mim, nada que você diga será novidade para ele. E você tem coisa melhor para fazer com o seu tempo.

O mais doloroso quando alguém desaparece é ter de encarar o fato de que a pessoa que você amou provavelmente deixou de gostar de você muito antes de pegar o seu paletó e sumir. A parte difícil é descobrir que ele mentia para você, de alguma forma, antes do sumiço. Não fique se perguntando o que você fez de errado, ou o que poderia ter feito diferente. Não desperdice mente e coração, que lhe são tão preciosos, tentando compreender por que ele fez o que fez. Ou relembrando todas as coisas que ele disse, imaginando o que seria verdade e o que seria mentira. A única coisa boa que você precisa saber é: ele foi embora. Aleluia! Vejo você no dia de São Nunca, seu babaca!

Essas palavras podem gerar controvérsias, mas vou dizê-las mesmo assim. Por mais fortes e verdadeiros que sejam seus sentimentos por alguém, se essa pessoa não for capaz de retribuí-los, completa e sinceramente, e assim amar você de forma concreta, esses sentimentos não significam nada. É claro que eles podem parecer poderosos, profundos, míticos, em alcance e proporções. Você pode até “nunca ter sentido nada parecido antes”. Mas, quem se importa? Se a pessoa que você “ama” (observe as aspas desdenhosas nessa palavra) não é capaz de passar os dias pensando em você, com você, isso não é amor verdadeiro.

Primeiro você fica magoada. Mas depois sente-se indefesa, completa e totalmente indefesa. Ele simplesmente desapareceu, e fez você sentir que não vale nada, nem significa nada para ele. E você também pode ficar chocada. Talvez ele nunca tenha se comportado dessa maneira antes. Então agora você também está tremendamente decepcionada. “Ah, é? Agora eu tenho de parar de gostar dele? Agora tenho de achar que ele é um cretino? Foi isso que sobrou desse relacionamento? Tem de haver alguma explicação plausível.” Então, você começa a dedicar a esse cara maravilhoso um monte da sua energia e do seu tempo, inventando desculpas para o desaparecimento (ele está ocupado, está ocupado… e ele deve estar muito ocupado), e ainda tem esperança de que ele crie juízo e mande, pelo menos, um e-mail. Então você começa a se lembrar de tudo que você disse, tudo que fez, tudo que escreveu que poderia ter provocado nele o desejo de ir embora. O que você disse de tão horrível, que cobrança tão veemente, que ele não teve escolha, senão sair batido? E você se condena por algum passo estratégico errado. “Oh, se ao menos eu tivesse jogado melhor! Ele ainda seria meu!” Ou, simplesmente, você fica preocupada pensando que ele pode estar morto numa sarjeta em algum lugar. Senão por que teria desaparecido desse jeito?
E aí você quer telefonar para ele e dizer alguma coisa. Ou escrever-lhe algo. Você está com raiva ou ferida, ou ainda se agarra à esperança do cara estar em coma, num hospital, em algum lugar? Mas, independente do que esteja sentindo, você acha, definitivamente, que tem o direito de berrar com ele, ou de descobrir o que aconteceu. O que é pior do que não saber? Nada. Exceto, talvez, não conseguir lhe dizer umas boas verdades.
Greg diria que a melhor vingança nessa situação não é raiva, mas distância emocional, o mais rápido possível. Greg diria que nós temos a resposta. Ele não queria mais continuar, e não era suficientemente macho para dizer isso na nossa cara. Isso não é resposta suficiente? Nesse momento eu diria para Greg: “Não, para dizer a verdade, não é. Essa resposta certamente não basta. Eu quero saber por quê.” E então Greg diria: “Ah, é? Tem certeza? Você realmente quer que ele dê todos os detalhes de cada motivo de não querer nunca mais ver você?“
Eu odeio o Greg.
Os fins dos relacionamentos são horríveis. Mas, para mim, arrasador mesmo é sentir que você não valia nem uma discussão no fim. Repito que é natural querer fazer alguma coisa. Greg apenas quer que essa “coisa” seja seguir em frente, em vez de olhar para trás. Não ter um desfecho adequado é uma das coisas mais difíceis para mim (e para muita gente), por isso eu sei por que pode ser impossível não acusar o mal-educado. Mas imagino que o Greg fosse, de novo, fazer um sermão (ele é muito metido a sabe-tudo), dizendo que antes de telefonar ou mandar aquele e-mail, você deveria pelo menos ensaiar mentalmente. Será que isso vai, de fato, fazer com que você se sinta melhor? Você pensa que isso vai fazer o cara mudar de idéia a respeito dos seus atos, ou do que sente por você? Será que essa é a única solução que você encontrou para ajudar a si mesma a seguir com a sua vida? Se for, então mande o Greg catar coquinho… e procure o cara. Mas, eu sinceramente acho que a esperança é (pelo menos para mim) que quando um cara não quer mais falar comigo, e não tem educação ou coragem de me dizer isso cara a cara, eu descubra que ele já deu toda a informação de que preciso. E essa é a coisa mais difícil de pôr em prática. Mas eu definitivamente admiro as mulheres que conseguem fazer isso. Boa sorte para nós todas!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar :) Volte Sempre!!! Um beijo:*